MATEMÁTICA
NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A criança,
quando chega à escola, traz consigo uma série de experiências vividas no âmbito
familiar e social e a partir delas elabora suas hipóteses sobre o mundo e suas
relações. E em muitas dessas situações o saber matemático está presente sem que
a criança se dê conta disso.
Geralmente, ela é capaz de fazer estimativas, estabelecer relações, criar percursos e mover-se em um espaço organizado sem notar a complexidade de suas ações.
Geralmente, ela é capaz de fazer estimativas, estabelecer relações, criar percursos e mover-se em um espaço organizado sem notar a complexidade de suas ações.
Dizer sua
idade; participar de jogos (fazendo contagem progressiva ou regressiva para o
início de algo importante, marcando pontos, etc.); localizar uma atividade no
tempo (identificando em que período do dia uma atividade cotidiana é feita,
combinando um compromisso para antes ou depois do almoço); reconhecer uma
sequência de ações (acordar, tomar banho, tomar café e ir para a escola); todos
esses eventos envolvem números, relações entre quantidades e noções sobre o
espaço e o tempo. Dessa forma, as experiências pessoais favorecem a elaboração
de conhecimentos matemáticos e devem ser considerados pelo educador.
Conceitos
matemáticos
Como vimos a
criança na educação infantil trás para o convívio escolar, experiências que
envolvem conceitos matemáticos. Cabe ao professor desenvolvê-los, criando
situações que envolvam conceitos matemáticos adquiridos ou não. As atividades
propostas deverão propiciar a criança situações para que ela pense, crie e
descubra como conceitos matemáticos são utilizados na vida prática. Devem ainda
propiciar oportunidades para que ela no decorrer do período que está na
educação infantil forme conceitos, como:
* O maior x
menor/ grande x pequeno/ muito x pouco/ curto x comprido/ largo x estreito.
* Conhecer
formas geométricas- Triângulo, quadrado, círculo, retângulo. Observar objetos,
manipular e construir objetos que tenham estas formas.
* Conceito
de número (até 09, ou mais se a turma tiver maturidade)- Atividades: Músicas
jogos, brincadeiras, material completo.
*Escrita de
numerais- 1-2-3-4-5-6-7-8-9.
* Situações
problemas - Envolvendo números e numerais.
* Detalhes -
Igual /diferente.
* Texturas -
Liso, áspero, macio, duro, mole.
*
Quantidades- Contém x não contém / Cabe x Não cabe / Muito x Pouco / Cheio x
Vazio.
* Medidas-
Peso, metro, tempo... Espessura: Largo, estreito, redondo, quadrado... /
Temperatura: Quente, frio, morno...
* Posição-
em cima, em baixo, à direita, à esquerda, frente, atrás, longe, perto... /
Tamanho: Maior, menor, grande, pequeno, e tantos outros conceitos quanto se
fizerem necessários para o desenvolvimento de conceitos matemáticos.
Pontos
importantes para um melhor trabalho na pré-escola.
O material
didático tem uma grande importância no trabalho com a educação infantil levando
em consideração a fase pré-operatória que segundo Piaget, a criança atravessa.
O professor
deve preparar seu material de maneira a proporcionar à criança oportunidades de
"pegar", "manipular", "sentir"...
Ele deve
ser, acima de tudo, muito criativo, pois a partir da realidade de sua classe,
poderá "inventar" recursos que atenderão às necessidades de seus
alunos.
Uma atenção
a ser dada, é usar menos atividades prontas, xerocadas, pois é importante
ressaltar a necessidade de se usar materiais concretos da sala de aula,
específicos. Exercícios xerocados sendo apenas como um acompanhamento do
desenvolvimento do aluno.
( Síntese do
livro- Pintando o sete, educação infantil - Maria Teresa- Armando Coelho)
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