quinta-feira, 16 de maio de 2013


Netiqueta

Chama-se Netiqueta o conjunto de regras de comportamento na Internet. Essas dicas refletem normas gerais de bom senso para a convivência dos milhões de usuários na rede.

Veja algumas:

Fale, não GRITE! Combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Cartas em papel não são escritas somente com letras maiúsculas; na Internet, escrever em maiúsculas é o mesmo que gritar! Frases em maiúsculas são aceitáveis em títulos e ênfases ou avisos urgentes.

Sorria :-) pisque ;-) chore &-( ... Os emoticons (ou smileys) são ícones formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do teclado. Eles representam carinhas desenhadas na horizontal, e denotam emoções. É difícil descobrir quando uma pessoa está falando alguma coisa em tom de brincadeira, se está realmente bravo ou feliz, ou se está sendo irônico, em um ambiente no qual só há texto; por isso, entram em cena os smileys. Comece a usá-los aos poucos e, com o passar do tempo, estarão integrados naturalmente a suas conversas online.

Qual o assunto? A linha Assunto ou Subject deve estar sempre preenchida com o assunto tratado em sua mensagem de e-mail. Por quê? Imagine uma pessoa que abre sua caixa de e-mail, e encontra várias mensagens. Quais ela lerá primeiro? Certamente, aquelas cujo assunto seja de maior interesse, as outras serão lidas mais tarde, ou apagadas!

Parágrafos... É boa prática deixar linhas em branco entre blocos de texto. Dessa forma, o texto fica organizado e mais fácil de ler, mesmo que a mensagem seja longa.

Respostas... Procure responder a todas as mensagens pessoais. Lembre-se de agradecer às pessoas que o ajudarem.

Respondendo mensagens... Cite sempre a mensagem respondida, indicando "quem" disse "o quê". Dezenas de mensagens podem ter chegado entre a mensagem original e sua resposta e, em alguns casos, sua resposta pode chegar antes da pergunta.

Fonte: Netiqueta - http://www.icmc.usp.br/manuals/BigDummy/netiqueta.html (Adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário