quinta-feira, 16 de maio de 2013


Texto: Inclusão e seus sentidos: Entre Edifícios e Tendas

Cláudio Roberto Baptista
 

·         A escola precisa deixar de ser edifício e passar a ser tenda.

·         O movimento de integração/inclusão favorece a reflexão sobre os ideais educacionais e sobre a coragem de mostrar habilidades na construção de tendas. O primeiro ponto a ser levantado pelo autor é a questão ética como aspecto qualificador do processo educativo, para re-significar e redimensionar as perspectivas de intervenção educacional, especialmente no ensino especial.

·         O redimensionamento tem sido o eixo do trabalho de investigação da pesquisa realizada n UFRS, no que se refere a prática educativa e ao atendimento às diferenças.

·         Batson ( 1976 ), nos convida a superar a linearidade de uma lógica de causa/efeito, valorizando as relações produtoras dos sujeitos e produzidas pelos mesmos.

·         A intervenção pedagógica, as instituições, as políticas e as diferenças, deve transcender os limites da educação especial.

·         A inclusão escolar exige que a discussão teórica em pedagogia ultrapasse os muros disciplinares específicos.

·         Historicamente a educação brasileira é excludente, desde a oferta de vagas, a extrema precariedade no atendimento culminando assim na repetência e evasão escolar.

·         É necessário um aprofundamento da inclusão, tanto para os alunos e professores, quanto para as instituições de ensino.

·         A inclusão escolar não diz respeito só ao aluno especial, mas sobre o acesso do processo de escolarização e suas singularidades.

·         Os efeitos dessa escolarização generalizada, surgiu a partir do século xx e são discutidos por Sanchez Miguel (2003) e merece atenção  principalmente na educação de alunos que apresentam desvantagem física e cognitiva.

·         As propostas de ensino hoje deve levar em conta os aspectos da individualidade, a defesa de um trabalho interdisciplinar, o planejamento que valoriza as características do aluno e do contexto social, a avaliação, o trabalho pluridocente, entre outros (Baptista).

·         Inclusão de qualidade requer forte investimento econômico.

·         A evolução da inclusão passa pela ampliação dos sujeitos inseridos, transformação da escola e das alternativas para oferecer educação de qualidade a todos.

·         Tais mudanças exigem investimento contínuo e um bom projeto político pedagógico.

·         O autor conclui usando uma metáfora de que a escola precisa deixar de ser edifício e passar a ser tenda.

·         O movimento de integração/inclusão, favorece a reflexão sobre os ideais educacionais e sobre a coragem de mostrar habilidades na construção de tendas.

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